Se as eleições fossem hoje, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) venceria o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa presidencial em um eventual segundo turno, segundo a última edição da pesquisa Ibope, divulgada neste sábado (11) pelo site do jornal "O Estado de S. Paulo" e realizada na segunda quinzena de junho.
Pelo levantamento, o tucano ficaria com 48% das intenções de voto, contra 33% do petista. Votos brancos e nulos somam 15% e 3% não sabem ou preferem não responder.
A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 17 de junho. No total, foram ouvidas 2.002 pessoas com mais de 16 anos em 142 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
Na segmentação dos entrevistados por renda e escolaridade, Lula ficaria à frente de Aécio apenas entre os que ganham até um salário mínimo e com até quatro anos de estudo.
Caso o candidato do PSDB fosse o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, haveria um empate técnico com Lula. O tucano teria 40% das intenções de voto, ante 39% do ex-presidente. Brancos e nulos totalizam 17% e 4% não sabem ou não respondem.
As perguntas sobre a disputa eleitoral foram incluídas em uma pesquisa mensal do Ibope que reúne questionamentos de diferentes clientes. O instituto não divulgou resultados de uma simulação de primeiro turno.
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário