domingo, 27 de agosto de 2017

Rosário de Luto: Morre grande ícone da Cultura Popular, seu Manoel


A cidade de Rosário amanheceu triste com a notícia do falecimento de seu Manoel  talentoso artista e folclorista de nossa cidade, seu Manoel Domingues, Manel Barrachel ou Manoel Sapateiro, em São Luís por volta das 02hs da madrugada deste domingo (27) em consequência de um câncer.

A mais de 55 anos é envolvido no folclore de Rosário e ganhou destaque no Estado do Maranhão sendo reconhecido com títulos como: Honra ao Mérito Timbira e Produtor Cultural da Cidade de Rosário concedido pelo Governo do Estado.

Ainda foi Mister Maranhão da Melhor Idade, Seu Manoel estava com 84 anos, e este ano ainda foi homenageado no Micarroça.

Seu Manoel é fundador do bloco do Galo hoje conhecido por Galo da Meia Noite que sai no sábado antes do carnaval, que já abriu o carnaval de rua de São Luís por dois anos.

Nos anos 80 resgatou a lindíssima Dança de Salão que era uma das mais belas danças nas noites juninas em Rosário, que era colocada pelo saudoso maestro Zé dos Santos. A dança era feita com jovens mulheres acompanhadas por orquestra e uma escultura de uma animal esculpida em madeira.
 Para resgatar essa cultura seu Manoel esculpiu um Surubi e vieram os outros bichos como tucano, leão, tubarão, garça, zebra, guará, carneiro. Participou por muitos anos do Pastor e de peças teatrais.


O velório está acontecendo em sua residência localizada na Rua Filomeno Rabelo no centro de Rosário e seu corpo será sepultado ´por volta das 8 horas da manha desta segunda (28) no cemitério público central.


Sem sombra de dúvidas seu Manoel vai deixar muitas saudades à cultura popular da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário