sábado, 6 de abril de 2013

Você sabia? ? ? que Rosário....................veja aqui o resto!!!!


Rosário iniciou-se por uma pequena povoação conhecida por Itapecuru Grande situada a margem esquerda do rio Itapecurú na região pertencente a zona da baixada ocidental maranhense, limitando-se ao norte com as baias do Arraial e São José de Ribamar, ao sua com o município de Bacabeira, ao leste com o município de Axixá, e ao oeste com o município de Cajapió.

Distante em uma linha reta de 42 Km da capital do Maranhão.

A sede fica a uma altitude de 14 metros do nível do mar. É a quarta cidade mais antiga do Maranhão. Teve sua origem em 1620 na povoação de Nossa Senhora da Conceição (depois mudada para Nsa. Sra. Do Rosário) com a construção do Forte de Vera Cruz, pelo então Capitão Bento Maciel Parente.
A criação do município pela lei n° 654 de 06 de Abril de 1914 eleva a categoria de cidade, pelo então governador  o coronel Afonso Gilffening de Matos.

A igreja da Matriz foi fundada em 28 de Maio de 1851, foi projetada pelo Capitão engenheiro  Dr. Francisco Gomes de Sousa com 16,72 metros de frente e 33 de fundo, compondo a estrutura, a move, a sacristia e o consistório; sendo patrimônio histórico no nosso município.
A população rosariense tem orgulho de sua igreja que é um dos principais pontos turísticos da cidade, também conta ser a única no Brasil a possuir a torre sineira na parte de trás, só existindo outra igual na Itália.

Breve estaremos trazendo mais curiosidade da nossa terra querida Rosário.

*imagem por Joaquim Torres

Um comentário:

  1. Bom dia Jefferson e demais leitores, a igreja do Rosário não foi construída com a torre para detrás. Em épocas passadas a frente da Igreja era para onde hoje passa a Rua. Onde atualmente é a praça era um cemitério o primeiro da cidade a arquiteura da igreja em comento é barroca data de 1613 as torres das igrejas ficavam todas para a frente. Ver o Livro Itapecuru Grande. Abraços.

    ResponderExcluir