sábado, 12 de julho de 2014

Epidemia de Aids entre gays cresce de forma alarmante diz OMS...

A Organização Mundial de Saúde (OMS) sugeriu pela primeira vez que todos os homens que fazem sexo com outros homens devem tomar remédio antirretroviral e usar preservativos. A indicação vem em um momento em que as taxas de infecção pelo HIV entre gays estão atingindo altos níveis em todo o mundo.
A nota “recomenda fortemente que os homens que fazem sexo com homens devem considerar tomar medicamentos antirretrovirais como um método adicional de prevenir a infecção pelo HIV”.

Gottfried Hirnschall, chefe do departamento de HIV da OMS, afirmou que as taxas de infecção entre homens homossexuais estão aumentando novamente após 33 anos do pico da epidemia. O pesquisador acredita que há uma diminuição do medo da infecção entre os jovens, devido ao acesso a medicamentos que permitem que pacientes vítimas da Aids vivam com a doença. Isso faz com que a prevenção diminua, segundo ele.

Atualmente, o grupo de jovens homossexuais homens possui 19 vezes mais chances de infecção do que a população em geral.

“Nós estamos vendo a epidemia explodir”, disse Hirnschall.

O uso de antirretrovirais seria uma complementação à prevenção. A utilização de um único comprimido com a combinação de dois antirretrovirais diariamente deveria ser feita junto com o uso do preservativo. 

Segundo a OMS, isto diminuiria a incidência do HIV entre homens entre 20% a 25% e evitaria um crescimento desproporcional da Aids na próxima década.


Nenhum comentário:

Postar um comentário