quarta-feira, 6 de março de 2013

Semed lança Projeto de Impacto em Rosário!!!


Infelizmente a cidade de Rosário tem um dos piores indicadores no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)  do Brasil e está entre os 10 piores do Maranhão, e para enfrentar essa triste realidade que a Prefeitura de Rosário através da Secretaria de Educação  (Semed) tem levado a educação do município muito a sério. 

E com uma equipe de profissionais na área liderados pelo Secretário Joaquim Neto que na tarde desta quarta (06) no auditório da Semed em Rosário, foi lançado um projeto inovador, que pretende ser uma das ferramentas para mudar os números negativos na educação municipal.

O que é?

O projeto chama-se “BANCO do SABER” Um projeto de Méritos, que irá funcionar como um sistema de reconhecimento e incentivo aos comportamentos dos estudantes, influenciando na qualidade do ensino resultando em um rendimento escolar, por meio das taxas de aprovação, baixando os índices de evasão escolar (que está em 15%) e outros.
No primeiro momento o projeto será aplicado aos alunos da primeira série do ensino fundamental e depois será estendido as outras séries.

Como funcionará?

O Banco funcionará através de méritos, ou seja para cada atitude do aluno (presença em sala de aula, bom comportamento, boas notas, participação dos pais na escola, dentre outros) os alunos receberão “cédulas méritos” com valores que vão de 1 a 50, que serão no final do bimestre trocados por prêmios que vão de mochilas a brinquedos.

Na ocasião que aconteceu  no auditório da Semed, estiveram presentes alunos, professores, diretores, gerente do Banco do Brasil, Vereadores, a Prefeita Írlahi e a coordenação da secretária de educação, onde todos ficaram empolgados e apostam no sucesso do projeto.

Esse projeto mostra o potencial criativo e inovador do secretário Joaquim Neto que para quem não sabe também é inventor e já ganhou prêmio na Europa por um invento de elevado  alcance social e que foi reconhecido em todo Brasil através do Fantástico da rede Globo na década de 90.


2 comentários:

  1. Boa noite prezado Jefferson, fico satisfeito pela notícia dada em primeira mão pelo seu Blog. Parabenizo o Senhor Joaquim Neto pela iniciativa de buscar soluções. Sugiro ao inventor estudar a possibilidade de também conceder incentivo aos professores a exemplo de experiências exitosas realizada em Jabotão Pernambuco e outras cidades de outros Estados, publicadas pelo UNICF em "Educação um Desafio para Gestores e para Cidadãos. Encaminhe esse assunto para Joaquim . Abrasços. Reinaldo Lima

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do Projeto e peço autorização para republicar a matéria no meu Blog, www.blogdoalto.com , afinal as boas ideias devem se copiadas. Parabéns a iniciativa da Secretaria.

    ResponderExcluir