terça-feira, 16 de julho de 2013

A Coisa Ficou Feia ! Pesquisa Aponta Mais Uma Queda de Popularidade da Presidente Dilma!

 
A 114ª pesquisa CNT/MDA, divulgada nesta terça-feira (16), aponta a segunda queda consecutiva na popularidade da presidente da República, Dilma Rousseff.

Na pesquisa anterior, realizada no mês passado, a avaliação positiva da sua administração era de 54,2% (em agosto de 2012, era de 56,6%) e a negativa era de 9% (em agosto de 2012, era de 7%). Hoje 31,3% consideram o seu governo positivo e 29,5%, negativo.

Em relação ao desempenho pessoal, o cenário é também desfavorável para a presidente. Na pesquisa anterior, ela tinha 73,75% de aprovação. Hoje caiu para 49,3%.

Em termos de desaprovação, subiu de 20,4% para 47,3%. Há, portanto, uma proximidade muito grande de aprovação e desaprovação hoje em torno da figura pessoal de Dilma Rousseff.

Em relação aos protestos nas ruas, 84,3% dos entrevistados responderam ser favoráveis e 13,9% desaprovam. A participação nas manifestações foi confirmada por 11,9%. 29,6% não participaram, mas têm intenção de participar. 58% não participaram e não têm desejo de participar.

Além disso, 62,1% dos entrevistados acreditam que as manifestações vão continuar nas ruas e nas redes sociais. Segundo Clésio Andrade, apesar de 58% terem respondido não participar e não terem a intenção de participar, essas mesmas pessoas apoiam os protestos.

Para a maioria dos entrevistados, 40,3%, a reivindicação mais importante é o fim da corrupção. Em segundo lugar, estão melhorias na saúde, com 24,6%. Em seguida, reforma política, com 16,5%, melhorias na educação, 7,8%, melhorias no transporte público, 4,6%, e, por último, melhorias na segurança, com 3,7%.

Insatisfação com a corrupção é apontada como o maior motivo das manifestações, com 55% das respostas.

Depois, estão insatisfação com a qualidade dos serviços de saúde, com 47,2%, insatisfação com os gastos da Copa do Mundo, 43,7%, insatisfação com os preços e a qualidade do transporte público, 30,8%, insatisfação com a qualidade da educação, 30,5%. Por último, com 20,5%, foi indicada a insatisfação com a segurança.

Sobre a vinda de médicos estrangeiros para atuar nas regiões mais pobres do Brasil, 49,7% são a favor, 47,4% são contra.

Em relação aos serviços públicos, maior parte dos entrevistados considera que transporte, saúde, segurança e educação estão nas categorias de regular a péssimo.

O pior avaliado foi saúde pública, com 58,7% que a consideram negativa. Depois, estão segurança pública, com 46,1%, transporte público, 44,9%, educação pública, 40,1%.

Em termos positivos, os serviços seguem na ordem crescente: saúde pública, 15,5%, segurança pública, educação pública, 25,7%, transporte público, 26,9%.

Eleições 2014

A intenção de voto para presidente da República no próximo ano, de forma espontânea, isto é, sem oferecer opções para os entrevistados, apresentou a Dilma Rousseff com a maior porcentagem dos votos, 14,8%,.

Em seguida, estão Lula, com 10,5%, Marina Silva, 5,9%, Aécio Neves, 4,9%, Eduardo Campos, 1,4%, José Serra, 1,2%. No entanto, surge Joaquim Barbosa, com 0,7% das respostas dos entrevistados.

Na pesquisa estimulada para primeiro turno, Dilma Rousseff aparece com 33,4% das respostas. Depois, surgem Marina Silva, com 20,7%, Aécio Neves, 15,2% e Eduardo Campos, 7,4%. Em relação a nenhum desses candidatos ou votos brancos e nulos somam 17,9%. Não sabem e não responderam são 5,4%.


INFORMAÇÃO AGENCIA CNT

2 comentários:

  1. Na relacäo das 10 cidades mais pobre do país, que voce posta aqui neste espaco, das 10 cidades os 10 prefeitos estäo metidos em corrupcöes. Näo seria bom se nós comecassemos a mostrar ao povo que a grande parte das corrupcöes estäo nos governos estaduais e prefeituras ? Nós olhamos sómente para o governo federal e esquecemos dos municipios e governos de estados. Vamos mudar o Brasil, mudando tambem o foco das informacöes ?

    ResponderExcluir
  2. Nova pesquisa Ibope: Dilma e Lula lideram
    Imprimir E-mail
    ШАБЛОНЫ YOOTHEME
    ШАБЛОНЫ НЕДВИЖИМОСТИ JOOMLA
    Publicado em Quinta, 18 Julho 2013 22:50 Escrito por Rodrigo Penna

    Apesar de apanharem diuturnamente na grande mídia, sai pesquisa e estão lá, os dois, Dilma e Lula na frente. Que a intenção de votos em Dilma caiu, caiu. Porém nesta rodada Ibope/Estadão, veja a espontânea: Dilma 16%, Lula 12%, Aécio 5%, Marina 4%, Serra 3%, Joaquim Barbosa 3%, Eduardo Campos 1% e Alckmin 1%. Ou seja: Dilma + Lula juntos, 28%, têm mais que o quíntuplo do 2º colocado, Aécio, com 5%. Eis o fato. Veja a pesquisa detalhada.

    José Roberto de Toledo - O Estado de S. Paulo

    Pesquisa nacional Ibope feita em parceria com o Estado entre quinta-feira e domingo passados revela um cenário bem mais competitivo da sucessão presidencial de 2014. No cenário com quatro candidatos a presidente, Dilma tem 30% das intenções de voto estimuladas, contra 22% de Marina Silva (sem partido), 13% de Aécio Neves (PSDB) e 5% de Eduardo Campos (PSB). Contra os mesmos adversários, Lula chegaria a 41%, e os adversários ficariam, respectivamente, com 18%, 12% e 3%. Por comparação, a taxa de Lula é 37% maior que a de Dilma.

    Num segundo cenário, com cinco candidatos a presidente, Dilma fica com 29% das intenções de voto, contra 21% de Marina e 12% de Aécio. Os três perdem um ponto porcentual com a entrada no páreo do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa. O magistrado chega a 6%, contra 5% de Eduardo Campos.

    Nesse segundo cenário, trocando-se Dilma por Lula, o candidato do PT cresce dez pontos e chega a 39%. Marina cai para 17%, Aécio permanece com 12%, Barbosa fica com 6%, e Campos cai a 3%.

    No único cenário estimulado que é comparável ao da pesquisa Ibope/Estadão de março, Dilma despencou. Na simulação com quatro candidatos a presidente, ele caiu de 58% para 30% de intenção de voto estimulada. Ao mesmo tempo, Marina cresceu 10 pontos: de 12% em março, para 22% em julho. Aécio ganhou 4 pontos: de 9% para 13%. Campos oscilou de 3% para 5%.

    Também foi notável a expansão do voto nulo e branco. Entre março e domingo passado, a taxa dos que não votariam em nenhum dos candidatos testados dobrou de 9% para 18% - mais um reflexo do descontentamento dos eleitores com os políticos.

    O crescimento de Marina e a queda de Dilma na pesquisa estimulada se explica, em parte, pela inversão das preferências dos eleitores mais ricos. Entre os que ganham mais de 10 salários mínimos, a presidente caiu de 43% para 19% das intenções de voto, enquanto Marina pulou de 18% para 44%.

    Espontânea. A primeira pergunta do Ibope sobre a sucessão pediu ao eleitor que dissesse em quem ele votaria se a eleição fosse hoje, mas não apresentou opções. Nessa resposta, dita espontânea, Dilma ficou com 16% das intenções de voto, contra 12% de Lula, 5% de Aécio, 4% de Marina, 3% de Joaquim Barbosa, 3% de José Serra (PSDB), 1% de Eduardo Campos e 1% de Geraldo Alckmin (PSDB).

    Outros 40% dos brasileiros não souberam dizer espontaneamente o nome de um candidato a presidente, e 13% responderam que votariam em branco ou anulariam. Demais nomes somaram 1%.

    Em comparação à pesquisa feita pelo Ibope em março, Dilma perdeu mais da metade sua intenção de voto espontânea. Ela tinha 35% de citações na pesquisa anterior, contra 16% agora. A perda de eleitores coincide com a queda abrupta da popularidade da presidente após as manifestações de rua ocorridas desde junho.

    Metodologia. A pesquisa Ibope/Estado foi feita entre os dias 11 e 14 de julho. Foram entrevistados 2.002 brasileiros de 16 anos ou mais de idade em 140 municípios de todas as regiões do Brasil. A margem de erro máxima é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%. Isso significa que se a mesma pesquisa fosse feita simultaneamente 100 vezes, em 95 delas os resultados deveriam ficar dentro da margem.

    ResponderExcluir