quinta-feira, 25 de julho de 2013

Reunião Para Não Faltar Carne Bovina é Discutida Em Rosário! Promotora,


  Promotora, Prefeitura e Empresários Sentam para resolver o Problema...

O secretário de Agricultura e Abastecimento de Rosário Luís Orlando, fornecedores de Carne Bovina, a Prefeita Irlahí se reuniram com a Promotora Elizabeth Albuquerque , para tratarem do problema que afeta a 9 anos a cidade de Rosário que é sobre o Abate de Animais em locais clandestinos.

O Abatedouro Publico segundo o MP foi denunciado a 9 anos como impróprio para o funcionamento depois de ser condenado pela Vigilância Sanitária do Estado, mesmo assim continuou funcionando até o ano passado (2012). Quando foi lacrado por se tratar de oferecer riscos de contaminação a população.

Desde então outro problema se instalou no município, onde os abatedores iriam abater os animais (no caso os gados)? Na região existem vários matadouros também condenados pela VS.

 Existe um abatedouro particular em Axixá (município vizinho distante a 23 km de Rosário) lá as taxas incluindo o transporte são caros, com isso o jeito para os abatedores (que em Rosário são quatro pessoas) estavam abatendo em locais impróprios, após várias denuncias de moradores, três abatedouros clandestinos foram localizados e fechados hoje (25) pelo órgão competente, no caso AGED. 

E agora?

Como todos sabem a venda de carne bovina, movimenta e muito a economia local, onde muitos trabalhadores e pai de famílias dependem desta atividade.

A Solução...

De acordo com a Promotora seria a construção de um novo Abatedouro que atenda todas as exigências e padrões da vigilância sanitária, que seria algo em torno de 900 mil reais, só para construção fora os equipamentos. A prefeitura municipal já encaminhou o projeto para o Estado, secretario e prefeita já sentaram com representante da secretaria de Estado de Agricultura, mas que até o momento não obteve resposta positiva.   

Em Rosário um dos Abatedores esta construindo um Abatedouro particular, uma das ideias que foi proposta na reunião foi a parceria da prefeitura com o mesmo. Então enquanto essa parceria ainda deverá ser estudada, foi acertado em ser criada uma comissão para irem a busca da melhor alternativa o mais rápido possível.  Pois corre o sério risco de faltar carne na mesa dos rosarienses

Nenhum comentário:

Postar um comentário