quinta-feira, 16 de maio de 2013

De novo? Ex prefeito de Rosário é condenado!



A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu, na Justiça, a condenação de dois ex-prefeitos, um do município de Conceição do Lago Açu (Fernando Luiz Maciel Carvalho) e o outro de Rosário (Raimundo João Pires Saldanha Neto), envolvidos na manipulação de licitações para aquisição de ambulâncias, por meio de convênio com o Ministério da Saúde. As irregularidades envolvem tanto a gestão do valor repassado e a sua aplicação, como o procedimento licitatório e o processo de pagamento.

Uma auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) constatou o esquema fraudulento, o que motivou operação conjunta do Ministério Público Federal e Polícia Federal, conhecida como a “Máfia das Sanguessugas”, para investigar o golpe. O escândalo de corrupção, que estourou em 2006, tinha como objetivo desviar dinheiro público, privilegiando empresas e superfaturando preços de unidades móveis de saúde.

Em 2008 RJ Também foi condenado pelo TCU.

O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou Raimundo João Pires Saldanha Neto, ex-prefeito de Rosário - MA, ao pagamento de R$ 329.228,06, valor atualizado, por não prestar contas de recursos transferidos ao município pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O dinheiro foi repassado para a construção de um sistema de abastecimento de água nos povoados de Lentel e Nambuaçu de Cima.
O ex-prefeito também foi multado em R$ 10 mil e terá 15 dias para comprovar o recolhimento das quantias aos cofres da Funasa e do Tesouro Nacional. A cobrança judicial foi autorizada. Cabe recurso da decisão. O ministro Augusto Sherman foi o relator do processo. Cópia da documentação foi enviada à Procuradoria da República no Maranhão para ajuizamento das ações civis e penais cabíveis.

As informações são do Tribunal de Contas da União. e do blog de Jhon Cutrim

Nenhum comentário:

Postar um comentário