sábado, 7 de setembro de 2013

Começou a Obra do Complexo Ferroviário de Rosário-Ma!

 
Já foi assinado a ordem de serviço para o começo da grande obra que irá mudar a cidade, a Restauração e Requalificação Urbanística do Complexo Ferroviário de Rosário que só foi possível pela intervenção do Ministro do Turismo Gastão Viera que disponibilizou os recursos (quase 8 milhões de reais). Ainda na campanha eleitoral do ano passado(2012) a prefeita Irlahi Moraes recebeu o apoio do ministro que veio a Rosário e em palanque anunciou que iria ajudar a cidade, logo após a vitória de Irlahi ele veio novamente a cidade e bateu o martelo anunciando que iria começar o projeto. Enfim após todas as etapas dos processos legais, finalmente vai começar a obra que tem a previsão ser inaugurada até outubro do ano que vem.

Todo o patrimônio (os bens de valor histórico, artístico e cultural) das antigas estações ferroviárias do Brasil, desde a extinção da REFESA passaram a ser de responsabilidade do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional), que foi feito inventário de todos os bens que compõem rede ferroviária do Brasil e no Maranhão São Luís/Teresina.

“Nós estamos a muitos anos buscando estes recursos, contratamos o projeto executivo, já estava pronto, isso vem de gestões anteriores, agente conseguiu finalmente com o apoio da prefeita Irlahi e do ministro Gastão Viera  que disponibilizou os recursos para que agente pudesse fazer a obra”, disse a superintende do IPHAN Kátia Bogéa.

Várias autoridades estiveram presentes na solenidade que aconteceu ontem (06) no auditório do Tia Maria, a superintendente do IPHAN Kátia Bogéa, o deputado estadual Roberto Costa, a secretária de cultura do estado Olga Simão, o senador João Alberto, o ministro Gastão Vieira, os prefeitos Alan Linhares de Bacabeira, Roberta de Axixá, vice prefeito de Rosário Douglas Sena, o comandante da 7ª CI Major Roberto, Padre Hamiltom, a Prefeita Irlahi Moares os secretários do município, vereadores, além de lideranças comunitárias e populares.

O secretário municipal do Turismo Nonato Torres ressaltou a importância desta obra e sua satisfação em ver a inicio da mesma, ”nós vamos fazer com que o turista não só passe para Barreirinhas, mas que Rosário seja parada obrigatória, gerando emprego renda para o município”, disse Nonato.  
O deputado Estadual Roberto Costa manifestou sua alegria em ver a cidade de Rosário receber este presente, esta tão significativa obra e enfatizou o significado de resgatar a importância histórica da cidade de Rosário e que atualmente esta passando pelo momento de reconstrução, “eu tenho certeza que muitas obras ainda virão para Rosário” disse o deputado.

A prefeita Irlahi agradeceu a presença de todos, principalmente que agora a obra começa imediatamente em Rosário, agradeceu a todos os esforços do Ministro Gastão que tem demonstrado ser um grande amigo de Rosário, do IPHAN. “A felicidade não é só minha mais de todo o povo rosariense por esta brilhante obra ser iniciada, pois o povo estava desacreditado e que agora começa a ver com essa obra o inicio de muitas conquistas” enfatizou.  

Logo após o a palavra foi passada para o ministro Gastão Vieira que falou que estão começando a recuperar várias estações de trem no Brasil e que a mais importante é a de Rosário, por ser a entrada do parque dos lençóis maranhenses sem contar o potencial turístico e artístico da cidade, Rosário merece esta estação, Rosário merece definir o seu futuro aproveitando a sua posição estratégica, por todo o potencial turístico que ainda pode ser explorado, relatou o ministro.
   

O projeto prevê a pátio ferroviário com a implantação de Anfiteatro, chafariz, programa de acessibilidade,praças e jardins, a estação abrigará sede da secretaria municipal cultura, com biblioteca, exposição de acervo do patrimônio ferroviário, o armazém abrigará auditório, cinema, oficinas de serrilharia e carpintaria, restaurantes, lanchonetes, cafés, e sede da secretaria municipal de turismo, salas para cursos profissionalizantes, expositores para venda de artesanato regional, museu de ainda no bacurizal será a sede da secretaria municipal do meio ambiente. Este complexo será de grande importância para o desenvolvimento do potencial turístico do Maranhão, pois será o portal de entrada para os Lençóis maranhenses (atrativo turístico de reconhecimento internacional).

No tatume da obra foi colocado todo o projeto para que a população possa conhecer a importância da obra, um reconhecimento da cidade de Rosário na história não só do Maranhão mais do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário