quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Deputadas Estaduais Visitam Rosário para Tentar Ajudar e Melhorar a Saúde.

 
A comissão de Saúde da Assembleia Legislativa esteve presente na cidade de Rosário nesta terça(03) com o intuito de realizar uma audiência publica para debater a saúde municipal. Entretanto a presidência da câmara municipal através do vereador Léo Cavalcante desmarcou a mesma encima da hora sem explicar os motivos.

Após chegarem na cidade as deputadas estaduais Valeria Macedo, Francisca Primo e Eliziane Gama e vários assessores e técnicos que compõem a comissão foram recebidos pela Prefeita Irlahi Moares em seu gabinete, estiveram presentes a secretária de saúde Mauricéa juntamente com o corpo técnico da secretaria, vereadores, conselho municipal e imprensa.

Após ouvirem atentamente a prefeita de Rosário que fez um breve relato de como encontrou a situação da saúde no município, as deputadas relataram que a problemática da saúde não esta só no âmbito de Rosário e região e sim em todo Brasil e que Rosário não é exceção. Que estariam fazendo um relatório sobre a situação que a cidade de Rosário esta enfrentando e fazer encaminhamentos ao governo do Estado para que tomem medidas urgentes na cidade.

Vários participantes da reunião se manifestaram a exemplo do vereador Pedrosa Filho que salientou a importância da cidade no contexto regional e que o mesmo já encaminhou vários requerimentos junto aos governos estadual e federal solicitando um Hospital Regional para melhorar o atendimento na área da saúde. “O gargalo na saúde chama-se Ricardo Murad que virou as costas pra Rosário, hoje a saúde é a prioridade, o povo não aguenta mais”, desabafou o líder de governo.

A prefeita relatou que já conversou pessoalmente com o secretário de Saúde do Estado onde o mesmo disse eu realmente esta previsto um Hospital Regional que será implantado junto com a refinaria, o que a deixou contrariada; “Não podemos mais ficar esperando, apesar das dificuldades estamos buscando amenizar e melhorar a saúde do município mais sem o apoio dos governos estadual e federal fica inviável para o município arcar sozinho com a saúde”,disse Irlahi. Que ainda anunciou a aquisição de 5 Unidades Básicas de Saúde e duas CAPS I e CAPSII para o município que os processos legais estão em andamento que em breve deverão começar as obras.


A comissão ainda visitou a clinica Gov. Roseana Sarney pertencente a FASC (Fundação  de Assistência Carência Social) que esta ligada a ex vereadora Graça Botentuit e viu de perto que a clinica estava fechada e ouviram denuncias de que não funciona a um bom tempo, possivelmente recebe recursos de convênio com o Estado.


Ainda em Rosário a comissão juntamente com vereadores, conselho municipal foram ate a Unidade Mista (antigo SESP) e viram medico atendendo normalmente, urgência e emergência prestando atendimento ao publico e presenciaram as melhorias que a Prefeitura vem realizando na unidade, como a troca do piso, iluminação, ventilação,  a parte ambulatorial recebendo reformas, melhorias sanitárias e troca de leitos com colchões novos .`` Mesmo com todas as dificuldades em nenhum outro governo foram feitas as melhorias nas instalações do SESP como agora em apenas 8 meses da nova gestão`` disse a secretaria de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário