quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Rosário participa da Conferência Estadual de Cultura!


Centenas de participantes, entre representantes do poder público e da sociedade civil, acompanharam a abertura da III Conferência Estadual de Cultura (CEC), realizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), no fim da tarde da quarta-feira (11), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana (Cohafuma). Esta edição tem como tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”.

As atividades da Conferência prosseguem durante três dias, com palestras, debates, exposições e a eleição dos delegados que participarão da Conferência Nacional, a ser realizada em Brasília, no mês de novembro. O vice-governador Washington Luiz, lembrou da importância cultural do Maranhão, estado formado pela diversidade de seu povo, e ressaltou o papel da conferência estadual para a aproximação entre sociedade e os poderes públicos.

A secretária Olga Simão, que é presidente do Conselho Estadual de Cultura, assinalou que mais de 120 municípios realizaram as conferências municipais, etapa primordial para a realização desta Conferência Estadual. “A cultura nasce, se propaga e se perpetua através das gerações, conta com a força das raízes. Por outro lado, impõe-se às instituições e a sociedade civil o dever de caminhar juntos para que o fazer cultural seja também o esforço de criar condições, facilitar e assegurar a manutenção dos valores que convivemos, enfim, de pensar uma política de Estado para a cultura com a participação de todos”.

Participaram da solenidade os secretários de Estado do Turismo, Jura Filho; e de Direitos Humanos, Luiza Oliveira; o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo; coordenadora-geral de Instrumentos de Gestão do Sistema Nacional de Cultura, do Ministério da Cultura (MinC), Telma Olivieri; deputados Roberto Costa e Zé Carlos Nunes; a mestra da Cultura Popular Zelinda Lima; o presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar; a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bógea; e o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Francisco Gonçalves.

A cidade de Rosário foi representada pelo secretário de cultura Alain, que ressaltou a importância da rica cultura rosariense dentro do contexto Estadual e Nacional. “ É importante para nós rosarienses, estamos participando destes debates e colocar a cultura de Rosário no patamar que ela merece, pela sua tão significativa importância, tanto histórica como cultural e fomentar políticas públicas que apoiem ao desenvolvimento cultural do nosso povo”, ressaltou Alain

Um comentário:

  1. Curta a nossa página no facebook, e apareça no mural mais lindo da internet, e seja visto por milhares de pessoas todos os dias. Obrigado pela visita e volte sempre!
    Forte Abraço.

    ResponderExcluir